quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Pra tudo ficar bem

Bom, sem querer tornar este blog mais musical do que qualquer outra coisa, mas já tornando, eu vou falar um pouco aqui o que eu faria, se pudesse, em todas as segundas-feiras no fim da noite.

Há alguns anos (já não me lembro quantos) eu comecei a ir ao Semente, ou melhor, à Comuna do Semente. Não vou contar detalhes do que é o Semente, de como surgiu, dentre outras coisas, pois lá é um lugar que carrega, desde a sua criação com o nome inicial de Bar Semente, tantas coisas boas para a cultura e, em especial, para a música carioca, que eu talvez fosse ficar devendo alguns detalhes, até por não ter visto de perto tudo o que já rolou lá (até por questões de idade hehehe).

O Semente é um lugar onde você se sente em paz. A música e o ambiente se combinam de tal maneira que você não tem outra vontade ao sair senão a de voltar àquela atmosfera que só há ali. Os domingos e as segundas são incríveis, mas não há como menosprezar o que rola por lá nos outros dias, com exceção de sexta, pois neste dia a casa não abre e é quando rola o baile do projeto Semente da Música Brasileira no Democráticos.

No domingo rola um samba muito bom. Muito samba novo, muito samba do Chico, muito samba do Dorival, muito samba bonito. É tudo muito bacana.

Na segunda eu acho que eu fui mais (mesmo trabalhando na terça bem cedo... dou um jeito, fico menos tempo do que gostaria e durmo um pouco antes de ir lá pra poder dar uma equilibrada hehehe)... É o dia do choro, mas não é especificamente uma roda de choro daquelas tradicionais, é uma espécie de sessão de jazz e improviso (muito comum na linguagem do choro também), só que ao invés de tocar jazz, toca choro. Deu pra entender? hehehe Mas é mais ou menos assim e é incrível. Os músicos deste dia são Zé Paulo Becker no violão, Tiago Souza no bandolim, Caio Márcio no violão midi e Carlos Cezar na percussão.

Nesta última segunda-feira eu dei uma passada lá e foi uma maravilha. Rolou até canja do Yamandu. Por sinal, rola muita canja lá e só de gente que toca "pouco"...

Quem gosta de uma boa música e gosta do Rio não pode deixar de ir neste lugar... Quem não é muito familiar com os gêneros que por lá tocam com certeza não se sentirão incomodados...

E quem me conhece um pouco mais sabe como eu gosto de lá e o quanto volto sempre que posso.

Logo abaixo tem duas "canjas" do Zé Paulo Becker e seu grupo, sendo uma delas acompanhada pela voz de Beth Marques.

Zé Paulo Becker no Semente - Bem-vindo

Zé Paulo Becker/Beth Marques no Semente